Wednesday, February 28, 2007

Sérvia ilibada de genocídio na Bósnia-Herzegovina


From : Reuters

O mais alto tribunal das NU ilibou a Sérvia, segunda feira 26 de Fevereiro, de responsabilidade directa pelo genocídio na Bósnia durante a guerra de 1992-95, mas reconheceu contudo que Belgrado violou a sua obrigação de prevenir e punir os assassínios massivos.

A Bósnia apelou ao Tribunal Internacional de Justiça para que decidisse se a Sérvia havia cometido genocídio através de assassínios, destruição e limpeza étnica que devastou a Bósnia durante a guerra.
Foi a primeira vez que um estado foi julgado por um crime de genocídio, contrariamente ao definido numa convenção das nações unidas em 1948.

A Presidente do Tribunal Internacional de Justiça , Juíza Rosalyn Higgins anuncia que o tribunal concluiu que o massacre de muçulmanos pelas Forças Sérvias da Bósnia em Srebrenica foi, de facto, um crime de genocídio, contudo o Estado Sérvio não podia ser responsabilizado pelo acto, ou por cumplicidade.
Um julgamento a favor da Bósnia podia permitiria o pedido de uma compensação de biliões de dólares à Sérvia .

“O Tribunal decreta por 13 votos contra 2 que a Sérvia não cometeu genocídio ” diz.

O tribunal decreta ainda que a Sérvia falhou, contudo, na prevenção de genocídio e punição dos criminosos. O outrora líder Bósnio Radovan Karadzic e o comandante Ratko Mladic, ambos acusados de genocídio em Srebrenica, saíram impunes.

Cerca de 8.000 muçulmanos de Srebrenica e arredores no este da Bósnia foram assassinados em Julho de 95. Os corpos de cerca de metade destes foram encontrados em mais de 80 sepulcros conjuntos nas redondezas.

A Juíza Higgins diz que a Sérvia falhou nas suas obrigações perante a Convenção de Genocídio, falhando na detenção de Mladic, apesar de este se encontrar escondido no país, e reforça que são necessárias medidas imediatas para o levar a julgamento no Tribunal para Crimes de Guerra das NU.
Um porta voz do Procurador Geral do TIJ disse que espera que o veredicto ajude a União Europeia a pressionara Sérvia a entregar Mladic para julgamento.

O Presidente Bósnio Boris Tadic afirma numa conferencia de imprensa dia 26 que o Tribunal deveria condenar o massacre de Srebrenica.
“A parte difícil do veredicto é que a Sérvia não faz tudo o que podia para prevenir o genocídio” disse.

A equipa legal da Sérvia diz que o Tribunal absolveu a Sérvia “da mais difícil acusação na sua história”, mas acrescenta: “Esperamos que este julgamento seja, um dia, uma oportunidade para a reconciliação dos povos da Ex-Jugoslávia”

Muçulmanos Croatas e Bósnios expressaram o seu descontentamento face ao julgamento da guerra em que mais de 100.000 pessoas perderam a vida. O Tribunal define que o pagamento de reparações à bósnia não seria apropriado.

“Faz-me chorar. Este veredicto não é solução. É um desastre para o nosso povo ” diz Fatija Suljic, 60, que perdeu o marido e três filhos em Srebrenica.
“Estou chocado. É terrível – vi com os meus próprios olhos quem começou esta guerra e quem manteve a violência. Foram os Sérvios” diz Heidja Krdzic, 34, que perdeu o marido, pai e avô em Srebrenica e depôs neste julgamento.

O tribunal para crimes de guerra das NU já acusou individuais culpados de genocídio em Srebrenica. A Bósnia usou provas desses processos para este julgamento contra a Sérvia.

Apoiados pelo exército Jugoslavo, os Sérvios capturaram 2/3 da bósnia e cercaram Sarajevo. 10.000 não-Sérvios foram mortos e centenas de milhares forçados a abandonar a sua pátria.

[ video ]

No comments: