Sunday, February 25, 2007

O Holocausto Nazi

O Holocausto Nazi teve diversas características que, feitas por exame junto, o distinguem de outros
genocídios na história.
O Holocausto foi caracterizado pela tentativa eficiente e sistemática de uma escala industrial, de montar e matar tantos como povos como possível, usando todos os recursos e tecnologia disponíveis ao estado Nazi. A Alemanha era, então, uma das principais potências mundiais em termos da tecnologia, indústria, infra-estruturas, pesquisa, instrução, eficiência burocrática, e muitos outros campos. de facto, este país foi o primeiro a instaurar uma politica que legalizava o extremínio, nomeadamente em relação aos Judeus.
Além disso, o esforço considerável de expandir o curso do Holocausto encontrar meios cada vez mais eficientes de matar mais povos mais rápido, foi outra característica especial deste genocídio... Os assassinatos adiantados em massa por soldados alemães aos milhares de Judeus na Polónia, na Ucrânia, e na Bielorussia, alvejando, tinham realizado relatórios onde se mostrava desconfortabilidade e do desmoralização entre as tropas alemãs. Os comandantes tinham-se queixado aos seus superiores que as matanças cara a cara tiveram um impacto psicológico severamente negativo nos soldados. Decidido a destruir a população Judaica, o governo Nazi alemão decidiu-se por seguir métodos mais mecânicos, começando com as experiências em explosivos e em venenos.

O Holocausto era geograficamente difundido e conduzido sistematicamente e virtualmente em todas as áreas de território Nazi ocupado, onde os Judeus e outras vítimas foram alvos no que são agora 35 países europeus separados. A matança maciça estava no seu auge na Europa central e Oriental, que tiveram mais de 7 milhões de Judeus em 1939; aproximadamente 5 milhões foram mortos lá, incluindo 3 milhões na Polónia ocupada e cerca de 1 milhão na União Soviética. Outras centenas de milhares morreram também nos Países Baixos, na França, na Bélgica, na Jugoslávia, e na Grécia.
A evidência documentada sugere que os Nazis planearam realizar a sua “Solução Final” noutras regiões que fossem conquistadas, como o
Reino Unido e a república da Irlanda. O extermínio continuou em partes diferentes do território controlado pelos Nazis até o fim da segunda guerra mundial, só completamente terminado quando a Alemanha capitulou frente aos aliados em 1945.

1 comment:

Jorge said...

Pareceu-nos importante não só falar de genocídios actuais, mas também de alguns já passados, nomeadamente o genocídio nazi, que ainda hoje e alvo de polémica e de estudo. este é usado como ponto de referência, porque pela primeira vez na História houve um governo que legalizou o anti-semitismo e fez uma politíca que visava extreminar não só Judeus, mas também ciganos, comunistas, testemunhas de Jeová, homossexuais, eslavos, etc.além disso, depois do Holocausto, a comunidade internacional concordou em criar normas que impedissem que tal calamidade não voltasse a acontecer- o Direito Internacional e suas organizações, que como se tem visto, ainda precisam de ter mais eficiência.