Thursday, April 12, 2007

Mudanças na China ?

A BBC publicou recentemente um artigo em que destaca alguns pequenos sinais demonstrativos da ténue mudança da atitude da China em relação a Darfur nos últimos meses.
A China compra mais de 60% do petróleo do Sudão, investe milhões na construção de estradas e pontes locais, e vende ainda equipamento militar. Apesar da descrição vaga das acções da China afirma que esta tem começado a exercer alguma pressão sobre Al-Bashir para acabar com a violência encorajando-o a aceitar uma força híbrida das N.U. e União Africana para proteger os civis. Bashir recusou a entrada de tais forças no Sudão. Pela importante relação económica que mantém com o Sudão, a China pode pressionar o governo de Khartoum a por fim ao genocídio. Contudo poderia igualmente continuar a ignorar a violência em Darfur, como tem feito, de forma a não por em perigo a sua importante aliança económica.

Todo o artigo tem um tom optimista, face á possibilidade de mudança, não obstante alerta para o facto de essa estreita aliança com Pequim possibilitar que o Sudão ignore por completo o que o mundo Ocidental tem a dizer sobre o conflito em Darfur.

No comments: