Thursday, April 12, 2007

13º Aniversário do Genocídio no Ruanda


No passado dia 9 de Abril marca-se o 13º aniversário do inicio do genocídio no Ruanda. As Nações Unidas celebram-no em duas formas pouco nobres.


O secretário geral Ban Ki Moon proferiu um discurso no qual apresentou os seus argumentos apelando a uma "parceria global contra o genocídio", anunciando que o cargo de Conselheiro para a Prevenção do Genocídio das NU vai ser agora a tempo inteiro, e que o Comité para a Prevenção do Genocídio vai ser melhorado. Pela instituição Voices on Genocide é destacado que não há qualquer referência a prevenção do genocídio em alguma parte do mundo especificamente e principalmente nenhuma referência á situação em Darfur. É um alerta para a necessidade de fazer muito mais.

Para além disso as NU planearam uma exposição comemorativa. Contudo a Turquia levantou objeções a um texto exibido no qual a acusavam do assasínio de 1milhão de Arménios (para ser historicamente preciso o extremínio ocorreu no Império Otomano).


Os altos emissários das NU dedicam mais tempo a relembrar e alertar para os fracassos do passado do que propriamente a prevenir situações futuras. Ban Ki Moon não referiu Darfur ou o que as NU estão a fazer para prevenir esse genocídio. Talvez consider da alçada das NU apenas a prevenção do genocídio... Como é que aqueles que detém o poder - pelo menos simbólico - das NU podem ignorar o sofrimento da população de Darfur tão expostamente, numa mensagem como esta. Para que as NU possam efectivamente prevenir o genocídio é necessário que os seus membros quebrem as barreiras formais e burocráticas que os prendem e levem governis, individuais ou organizações á Justiça pelo crime de genocídio (ou limpeza étnica, ou crimes contra a humanidade, o que for mais correcto)
Comments :
" O presente e o passado de África cruza-se com a história da Velha Europa. Os conflitos aí existentes são, em muito, resultado de anos de descolonização, que não permitiram às populações africanas desenvolverem-se com independência e permitiram às potências europeias enriquecer com mão-de obra e matérias-primas a preços muito convenientes.Além disto a partlha de África feita pelos europeus não respeitou as fronteiras étnicas provocando os actuais conflitos.Por estas razões a Europa herdou a "obrigação" de ajudar a sanar estes conflitos já que, em parte os provocou.
O QUE TEM FEITO??? "
Anónimo

No comments: