Friday, April 27, 2007


No passado dia 16 o massacre na Virgínia chocou o mundo e atingiu em cheio o coração do mundo capitalista. Uma situação inconcebível.
A vida das 32 vítimas foi analisada a e exposta publicamente e desencadearam-se diversos estudos em torno do criminoso e os factores que o impulsionaram a agir.
Não consigo conter alguma perplexidade. O mundo Ocidental pára perante o homicídio de 32 pessoas na América, contudo ninguém se preocupa que desde 2003 tenham perecido muitos milhares no Sudão e que a mortandade não cesse por um só dia. Ninguém se preoucupa que aqueles que sobrevivem o façam no limite da condição humana, onde a linha entre a vida e a morte é ténue, sem as mínimas condições, onde a água escasseia e proliferam a fome, a doença e a morte. Este é um de muitos exemplos que acontecem actualmente e poderiam ser referidos.

O sucedido em Virgínia foi uma tragédia decerto, e não tento induzir a que esta seja menosprezada. Mas é maior a desgraça quando morrem 30 pessoas na América do que centenas de milhares em África ?
A violação generalizada dos Direitos Humanos que decorre em Darfur, e em tantos outros pontos do globo, que é um ultraje ao que a sociedade ocidental representa e que culmina num sofrimento humano inimaginável é condecorada apenas com a indiferença e ignorância das sociedades ocidentais.

Vale mais a vida de 32 na Virgínia do que as milhares que se perdem no Sudão ?
Comments :
Podemos pensar também noutros países Africanos, onde a dizimação da população só é contrariada pela natalidade incontrolada; quantas crianças Angolanas terão sido raptadas, abusadas e mortas? Incomoda-nos pensar nisso. Mas não ficamos a pensar nisso. São crianças sem rosto. São actuais adultos de 40 anos que, desde os 4 ou 5 tiveram que andar com uma arma maior do que eles nas mãos e aprender a matar para não morrer.No entanto, ficamos todos muito preocupados - sem desdenhar dessa preocupação que também partilho - pela pequena Madeleine, desaparecida no nosso Algarve. Incomoda-nos muito mais porque conseguimos pôr-nos na pele daqueles pais e daquela menina, todos branquinhos, loirinhos e de olhos redondinhos. Os outros são "só uma cambada de pretos".
Anónimo
"Concordo plenamente com o seu comentário, anónimo. Enquanto que morreram (e morrem) crianças de outras etnias em diferentes continetes aos "montes", uma criança inglesa é raptada e já o mundo todo sabe. sem duvida que é tragico, e desejo de todo o coração que a madeleine seja encontrada sã e salva, que os raptores sejam punidos com severidade. mas tal como o anónimo diz, morrem crianças sem rosto. Temos o exemplo de genocidios de hoje em dia, nem precisamos de retroceder 40 ou 50 anos. Vejamos o Darfur, muito debatido aqui no artigo6. As pessoas preocupam-se, dizem que é uma vergonha, queixam-se do o mundo estar assim e assado, morrem crianças sem terem culpa...mas falam, falam, falam, e eu não os vejo a fazer nada(para compreender melhor esta expressão neste contexto, ver o filme quatro posts antes, por no post dos coelhos). Onde está a compaixão destas pessoas para as crianças que morrem nestes genocidios? Não serão crianças como a madeleiene? Não, porque não são ingleses...e se fosse um português, também não se prestaria tanta atenção...e aí é que eu fico frustrado, de o nosso país não ser o "mesmo" que a Inglaterra...Em nome de toda a equipa do artigo6, agradecemos o seu comentário. "
Jorge Gasalho

No comments: