Saturday, February 24, 2007

"Media Ocidentais inflacionam o numero de mortes em Darfur"

Segundo o site News24, o Presidente al-Bashir critica os media ocidentais por exacerbarem os valores de mortes no Sudão. Afirma ter conhecimento do “problema” de Darfur, mas atribui a culpa aos grupos rebeldes que se recusaram a assinar os tratados de paz em Abuja, Nigéria, em Maio.
“Há um problema, e a principal causa é a rebelião… Fizemos todos os possíveis para convencer aqueles que pegam em armas contra o estado e o povo … mas todos os esforços de mediação falharam” afirma.
“ Árabes a matares negros é uma mentira. O governo do Sudão é um governo de negros, de todos os antecedentes étnicos .. Somos todos Africanos, somos todos negros.”

Os rebeldes voltaram a recusar negociações com Khartoum na Líbia. Afirmam que foram à líbia para observar e não era do seu intento iniciarem-se conversações com o governo. A sua principal prioridade é, agora, unir os rebeldes de Darfur.

Bashir, ainda, sobre a questão do envio de 22 500 homens das forças de intervenção humanitária para cumprir a missão da União Africana vai efectivamente colocar o Sudão sob o controlo das NU.

No comments: